A 28 de setembro, a constru??o do Canal Shiziyang, outro superprojeto na Grande área da Baía Guangdong-Hong Kong-Macau, atingiu novos patamares. As torres dos cabos da ponte principal ultrapassaram os 200 metros, lan?ando a base para a sua conclus?o no próximo ano.
O Canal Shiziyang, localizado na área estratégica da Grande área da Baía Guangdong-Hong Kong-Macau, é a primeira autoestrada transoceanica composta por dois andares do mundo. O canal fica a aproximadamente 3,6 quilómetros a montante da Ponte Nansha e a 7,7 quilómetros a jusante da Ponte Humen. Tem aproximadamente um comprimento total de 35,1 quilómetros e 16 faixas nos pisos superior e inferior, incluindo a ponte principal e as vias de acesso de ambos os lados. Liga o distrito de Nansha, em Guangzhou, às cidades de Shatian e Humen, em Dongguan.Como projeto-chave, a Ponte Shiziyang baterá cinco recordes mundiais para pontes suspensas de dois andares: v?o principal, altura do pilar principal, base de ancoragem, diametro do cabo principal e número de faixas.
Após a conclus?o e abertura ao tráfego, o Canal Shiziyang tornar-se-á uma nova passagem que conectará as margens leste e oeste do Estuário do Rio das Pérolas. Será de grande importancia para acelerar a constru??o do “círculo de vida de 1 hora” da Grande área da Baía Guangdong-Hong Kong-Macau e promover o desenvolvimento de alta qualidade do Delta do Rio das Pérolas.